Sobre Nós O que e quem nos faz funcionar

    O sitio Brasil Idoso é uma ferramenta de comunicação interinstitucional criada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com a finalidade geral de promover visibilidade, transparência e comunicação ágil entre os conselhos de direitos da pessoa idosa, bem como de outras instituições governamentais e da sociedade civil organizada, nas esferas nacional, estadual/distrital e municipal, ampliando desta forma a disseminação de informações relacionadas aos direitos humanos da população idosa brasileira, a melhoria de condições para a articulação entre as políticas sociais públicas afetas a este segmento populacional e o exercício do controle social.

    A proposta de constituição deste sítio partiu do princípio da necessidade de compartilhamento de informações e de responsabilidades, tão caras à articulação para o trabalho em rede, e objetivo maior do projeto de extensão que lhe deu origem. Tanto assim que o nome do projeto que originou este sitio foi denominado, pelos propositores, como "Sistema Web de Gestão de Informações da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa". E gestão de informações, diante do desafio proposto, necessariamente refere-se a uma possível gestão compartilhada.

    O Brasil Idoso foi apresentado e aprovado na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (consulte o arquivo), realizada em Brasília no período de 23 a 25/11/2011 e, posteriormente, igualmente apresentado e aprovado na 2ª Reunião Ampliada e Descentralizada do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (consulte o arquivo), realizada no Rio de Janeirono período de 8 a 10/08/2012.

    A proposta do Sitio é que seja assegurado o livre e responsável compartilhamento de informações entre todos os entes governamentais (federais, estaduais/distrito federal e municipais) responsáveis pela implementação das ações relacionadas ao atendimento dos direitos humanos das pessoas idosas, assim como das correspondentes instâncias de controle social destas políticas, no caso, os conselhos de direitos da pessoa idosa (nacional, estaduais e municipais). Também poderão aderir ao sitio organizaçõs da sociedade civil, fóruns e universidades abertas à pessoa idosa.

    Internamente à UFMS, a Gestão Político Institucional do sitio é responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, contando com a Gestão da Produção Tecnológica do Laboratório de Engenharia de Software (Ledes) da Faculdade de Computação (Facom), e a Gestão Estrutural do Núcleo de Tecnologia da Informação.

    A Gestão Político-Institucional do sitio é compartilhada com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI).

    Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Célia Maria Silva Correa Oliveira
    Reitora

    Valdir Souza Ferreira
    Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis

    João Batista de Santana
    Chefe da Coordenadoria de Extensão

    Brasil Idoso: Espaço Nacional da Pessoa Idosa

    Eduardo Ramirez Meza
    Gestão Político-Institucional

      Maxwel Sampaio dos Santos
    Gestão da Produção Tecnológica

    Bruna Egidio Benites - Bolsista do Curso de Ciências Sociais
    Felipe Gonçalves - Bolsista do Curso de Ciência da Computação
    Lucas Cândido Santana - Bolsista do Curso de Ciência da Computação

    Para nos enviar críticas e ou sugestões, acesse a sessão "Fale Conosco" e nos envie sua mensagem.